Mineirinho é um refrigerante brasileiro com extrato de guaraná e chapéu-de-couro, fabricado na cidade de São Gonçalo e distribuído principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Tradicionalmente associado à cidade de Niterói embora comum na cidade do Rio de Janeiro, o Mineirinho ganhou popularidade regional como referência cultural e industrial fluminense.
A "chapéu-de-couro" (Echinodorus macrophyllum), também conhecida pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma erva da família das alismatáceas. Ocorre desde o sul do México até o Brasil, especialmente dos estados de Minas Gerais, e de São Paulo ao Rio Grande do Sul, passando pela América Central, Colômbia, Venezuela e Cuba. Tal erva aparece em locais pantanosos, possuindo folhas coriáceas, com 30 centímetros de comprimento, flores brancas dispostas em racemos e aquênias com uma semente.
É ornamental e apropriada para aquário, tendo ainda uso medicinal e a infusão das folhas fornece chá laxativo. Uma pesquisa confirmou sua eficácia em casos de hipertensão. Também é usada popularmente como anti-reumática e diurética, contra inflamação de pele e de garganta, reumatismo, artrite, sífilis, depurador do sangue e eliminador de ácido úrico. A planta produz um rizoma, da qual se extrai uma massa. Dessa massa pode ser feito um doce, como se fosse abóbora. Este doce é muito bom como depurativo do sangue.
A planta é utilizada na produção dos refrigerantes Mineirinho e Mate Couro.
História
O refrigerante da marca Mineirinho foi criado em Minas Gerais, tendo sua primeira fábrica sido instalada na cidade de Ubá no início da década de 1940. O refrigerante é feito a partir do extrato da planta da flora brasileira chapéu-de-couro. No ano de 1946, em virtude da demanda na produção, sua fabricação foi transferida para o Estado do Rio de Janeiro na cidade de Niterói. No mesmo ano, a razão social da fábrica modificou-se de "Sociedade Industrial de Refrigerantes Fusano Ltda" para "Sociedade Industrial de Refrigerantes Flexa Ltda". As primeiras versões do rótulo do Mineirinho não descreviam os ingredientes. Em 1978, a linha de produção passou para um novo parque industrial na cidade de São Gonçalo onde o refrigerante é fabricado desde então. Em 1989, foi lançado o Mineirinho em garrafas PET de 2 litros e de 350 mililitros. Nos anos 1990, o refrigerante passou a mencionar o chapéu-de-couro como ingrediente; Na década de 1990, a razão social mudou para "Indústria de Bebidas Reflexa Ltda". No início da década de 2000, o refrigerante Mineirinho começou a ser oficialmente referido como um refrigerante de guaraná com chapéu-de-couro. O produto se estabeleceu como tipicamente regional, sendo amplamente distribuído nas cidades de Niterói, São Gonçalo e outras cidades fluminenses Distribuição
Tornaram-se típicos nos bares de Niterói as placas do Mineirinho que traziam o logotipo do refrigerante inscrito na tradicional elipse verde e acompanhado dos slogans como "Refrigerante Salutar" ou "Muito Mais Refrigerante". Porém, a distribuição na cidade do Rio de Janeiro costuma ser modesta e pouco regular. O fato reforça a percepção do produto como uma espécie de símbolo cultural niteroiense e, em menor grau, fluminense. Por possuir, em sua composição, extrato de chapéu-de-couro, o produto também é procurado pelas propriedades diuréticas da planta.Fonte: http://www.mineirinho.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário