sábado, 4 de junho de 2011

Mineirinho

mineirinho 02.jpgmineirinho.jpgchapeu_de_couro.jpg



Mineirinho é um refrigerante brasileiro com extrato de guaraná e chapéu-de-couro, fabricado na cidade de São Gonçalo e distribuído principalmente no Estado do Rio de Janeiro. Tradicionalmente associado à cidade de Niterói embora comum na cidade do Rio de Janeiro, o Mineirinho ganhou popularidade regional como referência cultural e industrial fluminense.
chapeu_de_couro.jpg

Chapéu-de-couro



A "chapéu-de-couro" (Echinodorus macrophyllum), também conhecida pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma erva da família das alismatáceas. Ocorre desde o sul do México até o Brasil, especialmente dos estados de Minas Gerais, e de São Paulo ao Rio Grande do Sul, passando pela América Central, Colômbia, Venezuela e Cuba. Tal erva aparece em locais pantanosos, possuindo folhas coriáceas, com 30 centímetros de comprimento, flores brancas dispostas em racemos e aquênias com uma semente.
É ornamental e apropriada para aquário, tendo ainda uso medicinal e a infusão das folhas fornece chá laxativo. Uma pesquisa confirmou sua eficácia em casos de hipertensão. Também é usada popularmente como anti-reumática e diurética, contra inflamação de pele e de garganta, reumatismo, artrite, sífilis, depurador do sangue e eliminador de ácido úrico. A planta produz um rizoma, da qual se extrai uma massa. Dessa massa pode ser feito um doce, como se fosse abóbora. Este doce é muito bom como depurativo do sangue.
A planta é utilizada na produção dos refrigerantes Mineirinho e Mate Couro.

História

O refrigerante da marca Mineirinho foi criado em Minas Gerais, tendo sua primeira fábrica sido instalada na cidade de Ubá no início da década de 1940. O refrigerante é feito a partir do extrato da planta da flora brasileira chapéu-de-couro. No ano de 1946, em virtude da demanda na produção, sua fabricação foi transferida para o Estado do Rio de Janeiro na cidade de Niterói. No mesmo ano, a razão social da fábrica modificou-se de "Sociedade Industrial de Refrigerantes Fusano Ltda" para "Sociedade Industrial de Refrigerantes Flexa Ltda". As primeiras versões do rótulo do Mineirinho não descreviam os ingredientes. Em 1978, a linha de produção passou para um novo parque industrial na cidade de São Gonçalo onde o refrigerante é fabricado desde então. Em 1989, foi lançado o Mineirinho em garrafas PET de 2 litros e de 350 mililitros. Nos anos 1990, o refrigerante passou a mencionar o chapéu-de-couro como ingrediente; Na década de 1990, a razão social mudou para "Indústria de Bebidas Reflexa Ltda". No início da década de 2000, o refrigerante Mineirinho começou a ser oficialmente referido como um refrigerante de guaraná com chapéu-de-couro. O produto se estabeleceu como tipicamente regional, sendo amplamente distribuído nas cidades de Niterói, São Gonçalo e outras cidades fluminenses

Distribuição

Tornaram-se típicos nos bares de Niterói as placas do Mineirinho que traziam o logotipo do refrigerante inscrito na tradicional elipse verde e acompanhado dos slogans como "Refrigerante Salutar" ou "Muito Mais Refrigerante". Porém, a distribuição na cidade do Rio de Janeiro costuma ser modesta e pouco regular. O fato reforça a percepção do produto como uma espécie de símbolo cultural niteroiense e, em menor grau, fluminense. Por possuir, em sua composição, extrato de chapéu-de-couro, o produto também é procurado pelas propriedades diuréticas da planta.


Fonte: http://www.mineirinho.net/

sábado, 30 de abril de 2011

Guaraná Brahma

  O Guaraná Brahma foi um refrigerante brasileiro lançado em 1927 pela empresa Companhia Cervejaria Brahma. A marca fez muito sucesso nacionalmente a partir do final da década de 70 e, atingindo o auge na década de 80. Em 1994, tanto o sabor quanto a fórmula original do Guaraná Brahma passaram por uma reformulação, assim como o layout das garrafas, novos slogans (Guaraná Brahma: experimente o novo) e informes publicitários maciços com o principal concorrente, o Guaraná Champagne Antarctica.

 Variantes da Marca

Além do sabor de Guaraná, a marca Brahma de refrigerantes possuía em sua linha de produção o Limão Brahma e a “Tônica Brahma”. A empresa, também produziu o refrigerante “Soda Cristal Brahma” e “Pomelo Brahma”, este último comercializado somente na Argentina a partir de 1996.
O sabor de Guaraná da marca “Guaraná Brahma” foi distribuído nas seguintes versões:
  • Guaraná Brahma, em garrafas de vidro com capacidade de 250ml (lançada em 1988), 290ml, 1 litro (lançada em 1988), 1250ml (lançada em 1989), 1500ml, Garrafa PET de 1 litro, 2 litros (lançada em 1989) e, lata de 350ml.
  • Guaraná Brahma Diet.
  • Guaraná Brahma Light, (lançado em 1989).

 Composição

Slogan

  • 1980Slogan “Tudo por um Guaraná Brahma”.
  • 1983 – Slogan “Guaraná Brahma, esse foi a natureza quem fez”.
  • 1987 – Slogan “Abre um Guaraná Brahma bem geladinho”.
  • 1990/1991 – Slogan “Guaraná Brahma: A marca de um novo tempo”.
  • 1995 – Slogan “Guaraná Brahma: Experimente o novo”.
  • 2003 – Slogan “O limão da Brahma”.

Edições Limitadas

Durante a sua comercialização, a empresa Brahma lançou por diversas vezes embalagens comemorativas e limitadas em todas suas linhas de refrigerantes. Abaixo, relação das embalagens de Guaraná Brahma e respectivas séries:

O Fim da Marca

Com a criação da “Companhia de Bebidas das Américas” (AmBev), através da fusão entre as empresas Antarctica e Brahma, aprovada em 2000, propiciou o surgimento de uma sobreposição de produtos em comercialização, isto é, a antiga companhia da Brahma fabricava os refrigerantes com sabor Guaraná nas marcas Guaraná Brahma, Guaraná Brahma Light, Seven-Up, Seven-Up Diet, kas Guaraná, Kas Guaraná Acerola, Kas Guaraná Maracujá e Kas Guaraná Pêssego, enquanto a Antarctica produzia as marcas Guaraná Champagne Antarctica, Guaraná Champagne Antarctica Diet, Guará-Suco, Guaraná Baré, Guaraná Frizante Polar e Guaraná Polar Light, fato que exigia gastos expressivos em relação à publicidade para que cada uma das marcas de refrigerantes pudessem fixar seu espaço no mercado. Assim, houve a descontinuação da produção da grande maioria das marcas, e entre elas, o Guaraná Brahma.

sábado, 9 de abril de 2011

Sukita

A Sukita é uma marca de refrigerante de laranja, lançada no Brasil em 1976 marcando o início da associação entre a Companhia Cervejaria Brahma e a empresa baiana produtora de refrigerantes Fratelli Vita Indústria e Comércio S.A., na ocasião, foram lançadas mais duas marcas o Guaraná Fratelli e a Gasosa Limão, assim, a Brahma passou a contar com importantes produtos em seu portfólio.


História

  • 1972 a então empresa Fraquelli Vita, detentora da marca Sukita associasse à Companhia Brahma de Bebidas.
  • 1976, as duas empresas relançam oficialmente o refrigerante Sukita, com novo visual em garrafas de vidro retornável de 290 ml e vinculação nacional.
  • 1988 foi lançada a embalagem descartável de 250 ml.
No ano de 1989 houve um novo lançamento, a embalagem plástica descartável PET de 1 litro.

  • 1992, a Brahma lança uma série limitada de latas colecionáveis. As latas da Sukita apresentavam duas versões, Esportes Radicais Bicicross e Skate
  • 1993, é lançado a série de latas com o tema Sukita Patins e Vídeo Game.
  • 1994, a Brahma lança uma nova série dedicada à Copa do Mundo dos Estados Unidos, com o título Cidades da Copa. As latas de Sukita, na época vinham estampadas com desenhos representando Chicago e Dallas.
  • 1996, a lata de Sukita teve seu visual modificado e foi lançada também a embalagem PET 2 litros. No mesmo ano, ocorreu as Olimpíadas em Atlanta nos Estados Unidos e, novamente as latas de Sukita apareceram com desenhos representativos de 4 esportes: Futebol, Judô, Arco e Flecha e Ciclismo. Após a copa, a empresa Brahma começou a desenvolver produtos na linha infantil, e lançou a série de latas com os personagens Power Rangers. A Sukita foi apresentada com estampas do Ninja Dourado e Cinza e, também, foi lançado a primeira temática Natal para uma lata de Sukita.
  • 1999, a Sukita chega ao mercado nacional de roupa nova, um visual diferenciado e moderno direcionado ao público jovem. O novo layout fez parte da estratégia global da AmBev no reposicionamento da marca. Ela voltou à mídia, apostando no bom humor, com a campanha do "Tio" e o slogan "Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa". O sucesso publicitário lançou nacionalmente os artistas Roberto Arduim e Michelly Machri.
  • A marca ingressou em 2000 comemorando o sucesso publicitário alcançado no ano anterior, a Sukita realizou uma campanha invadindo as praias do litoral paulista com promoções diferenciadas. Durante todo o verão, equipes de promoters, uniformizados com o logotipo da Sukita e em carro personalizado, realizaram blitz nos pontos mais badalados das cidades, abordando o público e transmitindo ao vivo, pelas rádios locais, participantes da promoção. Em maio, foi lançada uma nova série de propagandas com os personagens o "tio" (Roberto Arduim) e sua vizinha adolescente (Michelly Machri).
  • Em setembro de 2006, a embalagem da Sukita ganhou novo design e as latas de 350ml chegaram ao mercado mais laranjas do que nunca, com logomarca nas cores verde e branco e uma laranja estilizada.
  • Em abril de 2007, foi lançada a Sukita Zero açúcar, com um sabor muito próximo da Sukita original. Em Junho, do mesmo ano, a Sukita foi relançada com novo sabor e nova campanha, dessa vez com um Japonês Sukita como garoto propaganda.
  • Em 2008, foi lançada a Sukita sabor uva para concorrer com a Fanta Uva.
  • 2010, foi lançado a edição limitada da Sukita Vitaminada.

Variantes da Marca

Além do sabor de laranja, a marca Sukita de refrigerantes possuiu outras linhas que formam descontinuadas:

  • Sukita Laranja Diet.
  • Sukita Limão e Sukita Pomelo, versões exclusivas lançadas e comercializadas na Argentina em 2001.
Atualmente as variantes comercializadas com a marca Sukita são:
  • Sukita Laranja.
  • Sukita Laranja Zero.
  • Sukita Uva.
  • Sukita Vitaminada, em edição limitada que mistura os sabores de mamão, laranja e maçã

Produtoteca da Unopar agora online!




















Acompanhem os próximos posts e saibam mais sobre nosso acervo!